Revelação vs Impressão:

Nós aqui na Pedro Cine Foto e na Photocolor denominamos “Revelação” o processo de obter fotos em papel fotográfico, utilizando o mesmo processo usado quando se revelava um filme e “Impressão” quando as cópias são produzidas em uma impressora a jato de tinta de alta produção, impressora por transferência térmica ou mesmo em impressoras gráficas. 

Erroneamente, impressões são vendidas como revelações, e muitos que nunca viram uma foto revelada não percebem as notáveis diferenças na qualidade e até mesmo na durabilidade. 

Mas qual a diferença? 

Embora a explicação seja simples, o processo é muito minucioso. 

Na revelação, o processo envolve a projeção de uma luz através do filme negativo sobre o papel fotossensível composto por camadas de emulsão corantes. Na sequência, este passa por um processo químico de 3 etapas, sendo o primeiro o revelador, que tem a função de reduzir quimicamente o haleto de prata exposto no papel para formar uma imagem metálica prateada ao mesmo tempo que oxida e combina com acopladores de corantes para formar uma imagem a cores em cada uma das camadas de emulsão. Na segunda etapa, o branqueador/fixador interrompe o processo de revelação e converte a prata metálica em haleto de prata, dissolvendo-o, para que no terceiro estágio, o estabilizador possa remover os produtos químicos residuais do papel. No fim, a foto passa em uma estufa para secagem. Todo processo químico e a secagem da foto leva aproximadamente 6 min. 

Na impressão, a tinta é depositada sobre o papel como na sua impressora de casa. Embora você possa utilizar papel similar ao fotográfico, ele não possui as camadas de gelatina e o revestimento de resina o que confere ao papel revelado maior durabilidade. Normalmente, os serviços de impressão empregam equipamentos que utilizam 3 a 6 cores diferentes, o que não produz imagens com passagem de tons contínuos com a mesma precisão do processo de revelação. 

Nós utilizamos o papel fotográfico FujiFilm Cristal Archive, e no processo, cada imagem é analisada para que nosso operador aplique correções de cores e densidade, a fim de melhorar a fidelidade. 

Em resumo, o processo de revelação produz imagens mais fiéis, com durabilidade e longevidade superior àquelas obtidas pelo processo de impressão. 

Se você deseja fotografias para preservar seus bons momentos, opte sempre pela revelação.

Copyright © 2021- Photocolor Digital Eirele. Todos os direitos reservados.